13/03/2024 às 08h57min - Atualizada em 13/03/2024 às 08h57min

​Preços do arroz em casca registram queda com produtores enfrentando dificuldades nas vendas

Pesquisadores do Cepea apontam tendências e descompasso nas transações

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
O mercado interno do arroz em casca segue registrando quedas de preço, revelando um cenário desafiador para produtores e comerciantes. De acordo com análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) desta quarta-feira (13), a resistência dos vendedores e as dificuldades de vendas para atacado e varejo têm mantido os valores em declínio, pressionando por novas negociações.

O avanço da colheita também contribui para essa tendência de queda nas cotações, à medida que a oferta se expande no mercado. Além disso, no âmbito das transações externas, as importações brasileiras de arroz em casca permaneceram elevadas em fevereiro, superando os embarques nacionais.

Segundo o levantamento, foram adquiridas 136,61 mil toneladas do produto, representando uma redução de 31% em relação ao mês anterior, mas com um aumento de 35,4% em comparação com fevereiro de 2023. Enquanto isso, as exportações totalizaram 98,55 mil toneladas, registrando aumentos de 17,83% e 8,74%, respectivamente.

O descompasso entre importações e exportações resultou em um déficit de 38 mil toneladas, marcando o quarto mês consecutivo de saldo negativo nos últimos seis meses.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.