08/03/2024 às 09h29min - Atualizada em 08/03/2024 às 09h29min

Oferta restrita impulsiona alta nos preços da laranja em março

Procura aquecida e condições climáticas favoráveis contribuem para valorização da fruta no mercado

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
O mês de março trouxe consigo uma oferta ainda mais restrita de laranjas, impulsionando o movimento de alta dos preços, segundo levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta sexta-feira (8). Ao mesmo tempo, a procura pela fruta aumentou nos últimos dias, beneficiada pelas temperaturas elevadas, o que reforçou as valorizações no mercado.

De acordo com os dados parciais desta semana, referentes ao período de segunda a quinta-feira, a média de preço da laranja ficou em R$ 93,17 por caixa de 40,8 kg, na árvore, representando um aumento de 1,59% em relação ao período anterior. Essa tendência de alta reflete a escassez de oferta no mercado e a crescente demanda dos consumidores.

Desde meados de fevereiro, as chuvas nas áreas produtoras de laranja do estado de São Paulo têm sido benéficas para a safra 2024/25. Segundo relatos de colaboradores do Hortifruti/Cepea, a maior umidade do solo favorece o crescimento dos frutos, permitindo até mesmo a antecipação da colheita de algumas variedades mais precoces.

Esses volumes, que começaram a ser ofertados no mercado de mesa já em fevereiro, devem ganhar ainda mais ritmo neste mês, contribuindo para uma maior disponibilidade da fruta. No entanto, a expectativa é de que os preços continuem sustentados devido à persistência da oferta limitada e à demanda aquecida.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.