04/03/2024 às 09h25min - Atualizada em 04/03/2024 às 09h25min

Com negócios limitados, preço do arroz recua 17% em fevereiro

Média da saca de arroz no Rio Grande do Sul encerrou o mês cotada a R$ 103,50

- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Reprodução
O mercado brasileiro de arroz terminou fevereiro em cenário de tranquilidade, com preços nominais e volumes limitados da safra 2023/24 disponíveis para comercialização.

A média da saca de arroz no Rio Grande do Sul encerrou o mês cotada a R$ 103,50, registrando um recuo de 8,09% em relação à semana anterior, uma queda de 17,26% na comparação mensal e um aumento de 23,09% em relação ao mesmo período de 2023.

Segundo o analista e consultor da SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira, a colheita das primeiras variedades está em andamento, mas o pico da safra está previsto para meados de março. Enquanto isso, o varejo adquire arroz de forma cautelosa, gerenciando seus estoques e aguardando por preços mais competitivos.

Uma das principais incertezas diz respeito ao abastecimento interno em 2024. Apesar de desafios, como a produtividade questionável devido ao El Niño, as projeções indicam que a produção de arroz no Rio Grande do Sul e em outras regiões do país será suficiente para atender à demanda doméstica. O aumento da área plantada no Rio Grande do Sul, juntamente com a produção em outras regiões e as importações de países vizinhos, contribuem para garantir o suprimento necessário.

O avanço das exportações é visto como um impulsionador do mercado doméstico, ajudando a manter os preços em um patamar viável para os produtores. Com expectativas de preços firmes ao longo do ano, é previsto que o plantio de arroz continue crescendo em 2025.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.