04/03/2024 às 08h35min - Atualizada em 04/03/2024 às 08h35min

IBGE confirma crescimento do PIB impulsionado por alta de 15% na agropecuária em 2023

Setor agropecuário registra o maior avanço histórico, contribuindo para o crescimento de 2,9% no PIB brasileiro

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
Foto: Reprodução
O Brasil registrou um impulso em sua economia no ano de 2023, com o setor agropecuário liderando o avanço ao crescer impressionante de 15,1%. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (1), o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 2,9%, atingindo a marca de R$ 10,9 trilhões.

O aumento anual na agropecuária representa o maior avanço já registrado desde o início da série histórica da pesquisa, em 1995. Esse crescimento expressivo foi impulsionado principalmente pelo aumento na produção e ganho de produtividade na agricultura. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE) destacou o desempenho extraordinário de culturas como soja, com um crescimento de 27,1%, e milho, com 19,0% de aumento na produção, alcançando níveis recordes na série histórica.

"Uma vez mais, a agropecuária liderou a atividade econômica brasileira. Apesar das adversidades climáticas e da pressão nos preços das commodities, o Governo Federal adotou medidas de apoio ao setor. Ampliamos linhas de crédito, abrimos novos mercados e geramos empregos", enfatizou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. "Embora enfrentemos desafios em 2024, continuaremos dedicados a impulsionar o setor e criar novas oportunidades", completou.

Além do desempenho destacado da agropecuária, outros setores também apresentaram resultados positivos em 2023. O setor de Serviços cresceu 2,4% e a Indústria registrou um aumento de 1,6%. Sob a ótica da demanda, o crescimento foi impulsionado pelo consumo das famílias (3,1%), consumo do governo (1,7%) e exportações (9,1%). Contribuindo para o resultado, houve uma queda de 1,2% nas importações.

Ao analisar o último trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB brasileiro registrou um crescimento de 2,1%. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.