29/01/2024 às 09h44min - Atualizada em 29/01/2024 às 09h44min

Mercado do boi deve registrar melhores vendas e preços em fevereiro

Cautela marca o início do ano, mas fevereiro promete movimentação e ajustes no setor pecuário

- Da Redação, com Money Times
Foto: Reprodução
O mercado interno do boi gordo tem sido pautado pela cautela ao longo de janeiro. Os pecuaristas seguem monitarando de perto os menores preços do animal, que registraram uma queda de 2,06% na parcial do mês e atingiram R$ 247,10, de acordo com o indicador Cepea/B3.

Neste início de ano, os produtores, mesmo voltados para a comercialização de animais prontos para abate, demonstram resistência em aceitar preços considerados baixos. A análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) revela que, diante desse cenário, alguns pecuaristas optaram por vender apenas uma pequena parte de seus animais, priorizando a necessidade de caixa.

O especialista de mercado Hyberville Neto, da HN Agro, destaca que a segunda quinzena de janeiro apresentou uma oferta ligeiramente melhor com a volta dos produtores aos negócios. Ele aponta que esse aumento na oferta proporcionou um cenário mais confortável para a indústria, que testou o mercado com valores ligeiramente inferiores. Em algumas regiões fora de São Paulo, as cotações cederam um pouco, e o diferencial de base se ampliou. Apesar dos ajustes, o mercado mostra um movimento mais lateralizado, com uma pressão de queda no cenário geral.

Quanto às perspectivas para fevereiro, Neto sugere que o escoamento mais lento de carne na segunda quinzena, somado às vendas tradicionalmente mais calmas de janeiro, contribui para um cenário mais fraco nas cotações. O setor aguarda uma possível retomada do dinamismo nas transações, marcando o início do Carnaval, com expectativas de melhores vendas e ajustes nos preços do boi gordo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.