Na coluna Gestão Robusta, desta sexta-feira,19, o jornalista André Luiz Casagrande, fala sobre o papel crucial da biotecnologia na reprodução animal para a evolução da pecuária brasileira. A técnica de superovulação (SOV) e a coleta de embriões têm sido fundamentais para o melhoramento genético dos rebanhos.
Marcos Malacco, gerente de serviços veterinários da Ceva Saúde Animal, explica que a SOV, quando bem-feita, pode resultar na produção de até 40 bezerros por ano a partir da mesma matriz, acelerando os ganhos genéticos. Ernesto Brandão, coordenador de demanda da Ceva Saúde Animal, destaca a recomendação da técnica para animais de mérito genético excepcional, enfatizando a eficácia do Hormônio Folículo Estimulante Recombinante (rbFSH) na superovulação.
Ele ressalta que o uso do rbFSH é mais preciso, requer menos manejos e apresenta menor risco de falhas, contribuindo significativamente para a reprodução bovina e o aprimoramento genético dos rebanhos nacionais. Brandão enfatiza o papel fundamental das novas tecnologias na disseminação rápida da genética de excelência, impulsionando o melhoramento geral do rebanho na atividade pecuária.
Leia o texto completo na coluna Gestão Robusta.
Boa leitura!