Com o desafio de alinhar a produção agropecuária à agenda climática global, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Embrapa e o Instituto 17, desenvolveram a ABC+Calc, uma ferramenta inovadora voltada ao monitoramento das emissões no manejo de resíduos da produção animal (MRPA).
A iniciativa é fruto de uma cooperação no âmbito do Plano ABC+ e da Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC), programa liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que visa combater as mudanças climáticas e melhorar a qualidade do ar por meio da redução de poluentes de vida curta, como o metano.
A ABC+Calc foi lançada no dia 12 de agosto, durante o evento Plano ABC+: da produção ao monitoramento das emissões, uma mesa redonda sobre o monitoramento das emissões no setor agropecuário e o papel das políticas públicas e ferramentas técnicas na rastreabilidade e na transparência das ações de mitigação, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por intermédio do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (Depros/SDI/Mapa).
A calculadora
A ABC+Calc é uma ferramenta estratégica desenvolvida para apoiar o monitoramento nacional do Plano ABC+. Por meio dela, é possível sistematizar dados que fundamentam não apenas o cumprimento das metas do Plano, mas também atendem diretamente às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil no setor agropecuário.” Essa integração fortalece políticas públicas, alinhando ações locais e federais aos compromissos climáticos internacionais”, explica o pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves (SC).
Ainda de acordo com ele, a ABC+Calc se insere diretamente nas estratégias do Plano ABC+ ao oferecer uma base técnica para o monitoramento das ações ligadas ao Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA), um dos oito eixos dos Sistemas, Práticas, Produtos e Processos de Produção Sustentáveis (SPS) que estruturam o plano. “A ferramenta, portanto, é fundamental para medir os impactos das práticas adotadas e orientar as decisões técnicas e políticas com maior precisão”, enfatiza o pesquisador.
O MRPA é uma estratégia fundamental para o Brasil, considerando que o setor agropecuário responde por 76% das emissões de metano do país, das quais 5,7% estão associadas ao manejo de dejetos animais. A redução dessas emissões é crucial para que o País atinja a meta de reduzir o metano em 30% até 2030 e avance na trajetória de neutralidade climática até 2050.
Objetivos
De acordo com Kunz, o que se busca é que a ferramenta ABC+Calc se consolide como uma ferramenta pública estratégica para o Brasil, com capacidade de replicação nacional a serviço das diferentes cadeias de produção de animais confinados. Seu propósito é subsidiar políticas públicas eficazes de mitigação de GEE na pecuária no âmbito do plano ABC+, avanço fundamental a produção sustentável e alinhamento às metas climáticas globais.
“O principal desafio é o alinhamento da produção pecuária nacional às demandas da agenda climática global, sobretudo considerando-se as cadeias de proteína animal atendendo a demanda de mercado tanto nacional quanto internacional”, conclui o pesquisador.