12/01/2024 às 11h32min - Atualizada em 12/01/2024 às 11h32min

A conexão entre a ensilagem e a bovinocultura no Brasil

Proporcionando vantagens nutricionais, a técnica garante uma alimentação equilibrada para o gado de corte e de leite

- Da redação
Imagem: Reprodução

Na coluna Gestão Robusta desta sexta-feira (12), o jornalista André Luiz Casagrande, especialista em tecnologia, destaca a importância da ensilagem na agropecuária, especialmente na criação de bovinos, como uma técnica crucial para garantir a alimentação de ruminantes durante os períodos de escassez de forragem. Essa prática tem se consolidado como uma alternativa fundamental na bovinocultura, dada a sua influência direta na nutrição do rebanho e, por conseguinte, na produção de carne e leite. Em meio aos desafios sazonais no crescimento de forrageiras, estratégias nutricionais têm sido implementadas para atender às demandas dos animais, sobretudo nos meses de seca, marcados pela flutuação estacional do crescimento das forrageiras devido a fatores como luz, temperatura e umidade.

Roger Barros, zootecnista e analista técnico da Quimtia Brasil, ressalta a importância de armazenar alimentos de qualidade em quantidade suficiente para garantir o fornecimento adequado aos animais. A ensilagem, um processo antigo baseado na fermentação de açúcares vegetais e acidificação, destaca-se como uma estratégia eficaz de conservação de forragens. Barros enfatiza que a manutenção da qualidade da silagem depende da estabilidade do pH e da vedação adequada dos silos.

No Brasil, a ensilagem é um dos métodos mais utilizados para assegurar o suprimento de alimentos na época seca, sendo o milho e o sorgo destacados como forrageiras ideais devido às suas características favoráveis. O planejamento adequado e a execução correta de todas as fases do processo são cruciais para manter os custos de produção competitivos.

Além dos benefícios nutricionais, a ensilagem contribui para o bem-estar dos animais, mantendo-os livres de fome e sede ao longo do ano. A tecnologia também desempenha um papel importante na evolução da gestão dos recursos agropecuários, com inovações como aditivos microbiológicos, ácidos orgânicos e lonas de barreira ao oxigênio, que reduzem perdas e melhoram a estabilidade aeróbica da silagem. Essas inovações destacam como a aplicação de tecnologia tem otimizado os processos na agropecuária, resultando em avanços significativos no setor.

 

Clique aqui e acesse coluna Pecuária Verde, uma exclusividade do Canal Pecuarista.

 

Boa leitura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.