04/01/2024 às 14h44min - Atualizada em 04/01/2024 às 14h44min

El Niño: o que esperar das condições climáticas para o agro em 2024?

No Rio Grande do Sul, inundações prejudicam o plantio, especialmente da soja. Outras áreas enfrentam estiagens

Da Redação
Foto: Divulgação
Na primeira Coluna Pecuária Verde de 2024, o consultor em sustentabilidade Fred Almeida, fala sobre como o El Niño deve continuar impactando a produção agrícola e, consequentemente, os preços ao longo de 2024. O El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, está influenciando o clima e padrões de chuva no Brasil, impactando negativamente as atividades agrícolas.

Desireé Brand, meteorologista da Nottus, destaca que as mudanças climáticas globais estão causando anormalidades no regime de chuvas, criando situações contrastantes em diferentes regiões do Brasil.

Enquanto algumas áreas do sul enfrentam excesso de chuva, o Norte e Nordeste lidam com estiagem e seca, agravadas pela coincidência do El Niño com a primavera.

No Rio Grande do Sul, inundações prejudicam o plantio, especialmente da soja. Outras áreas enfrentam estiagens. O Sudeste e Centro-Oeste esperam uma primavera mais seca, preocupando agricultores devido à irregularidade nas chuvas. A previsão da Conab indica redução de 9,1% na produção de milho, mas aumento recorde na produção de soja e arroz.

A necessidade urgente de ações coordenadas, local e globalmente, destaca a importância de medidas para se adaptar e reduzir os impactos das mudanças climáticas na segurança alimentar e na sustentabilidade.

Quer saber mais? Clique aqui para ler a coluna completa. 

Boa leitura!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.