03/01/2024 às 13h12min - Atualizada em 03/01/2024 às 13h12min
Mais arrobas na estação de monta
João Menezes
Foto: Divulgação Embrapa A estação de monta é a época determinante do sucesso de uma propriedade que trabalha com cria. Os animais devem chegar à esta época com bom escore corporal para que os índices de prenhez sejam elevados. A escolha da época e o preparo dos animais é fundamental para o sucesso de bons índices de natalidade.
As propriedades que não têm estação de monta acabam tendo uma estação de monta natural na época que a oferta de alimento e naturalmente maior, porém se perde as vantagens da concentração de serviços e atividades que a escolha da melhor época e concentração das parições proporciona.
Onde se adota a estação de monta, se tem maior uniformidade dos bezerros facilitando o manejo e a comercialização, com a redução do intervalo entre partos e aumento da taxa de prenhez das matrizes, facilita a adequação de melhor controle sanitário e nutricional dos animais, permite separar os lotes por categoria e idade, facilita a otimização da mão de obra e trabalho na propriedade, facilita a seleção das matrizes e permite a adequação da época dos nascimentos.
A Embrapa fornece várias diretrizes para escolher uma boa estação de monta, que é um período em que as fêmeas em período reprodutivo são expostas à fertilização (Figura 1). Alguns pontos importantes são estabelecer objetivos produtivos para o rebanho, adequar a capacidade de suporte das pastagens à quantidade de fêmeas em reprodução, adequar a oferta de forragem ou suplementos à condição corporal das matrizes e dos touros, avaliar a sanidade do rebanho na entrada da estação de monte.
Figura 1. Estratégias de acasalamentos, duração de estação de monta e quantidade de coberturas ou inseminações (Nicácio e Borges-Silva, 2021).
A melhor estação de monta coincide com a estação de crescimento da forragem. A boa oferta de forragem facilita a melhora no escore corporal das vacas e a consequente prenhez. Quando o ano é normal e não falta chuva, as vacas apresentam boa condição corporal, a prenhez é elevada e a parição ocorre no cedo favorecendo bezerros com melhor peso à desmama.
Em anos onde as condições são adversas, algumas categorias devem ser suplementadas, em especial as primíparas. A suplementação das vacas nem sempre tem uma relação benefício:custo favorável, mas em alguns casos se tornam necessário, principalmente quanto a oferta de volumoso. O sequestro de vacas no período final da seca tem se mostrado interessante em algumas propriedades que possuem volumoso disponível ou confinamento.
Como a taxa de lotação de propriedades de cria são mais estáticas e constantes, ou seja, a quantidade de vacas muda pouco, mas a oferta de capim varia conforme a época do anos, alguma estratégia desde pasto diferido e sal ureado até suplementação volumosa devem estar no planejamento operacional de fazendas de cria.
A vantagem é que quando a propriedade tem estação de monta o período de suplementação é pequeno e o produtor pode optar por suplementar apenas os lotes mais debilitados ou categorias de menos consumo como novilhas e bezerros (as) desmamados (as).
A estação de monta é uma ótima ferramenta de melhor racionalização das atividades em propriedades de cria melhorando a produtividade.