28/12/2023 às 10h00min - Atualizada em 28/12/2023 às 10h00min

​Mercado de algodão em pluma enfrenta desafios com oferta abundante e demanda estagnada

Recorde na produção brasileira e aumento mundial da disponibilidade de pluma resultam em estoques elevados e queda nos preços

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
A temporada 2022/23 testemunhou um marco na produção brasileira de algodão em pluma, impulsionada pelo crescimento tanto da área plantada quanto da produtividade. Apesar do avanço global na disponibilidade de pluma, os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) alertam que o aumento na oferta não foi acompanhado por uma demanda correspondente.

Condições econômicas adversas, tanto no cenário mundial quanto brasileiro, provocaram receios entre os agentes do setor, resultando em limitação nas vendas de produtos manufaturados. A sobreoferta em relação à demanda ocasionou um aumento nos estoques e uma queda nos preços tanto no mercado externo quanto interno do algodão.

O levantamento do Cepea no Brasil revela que, de janeiro a maio, mesmo durante a entressafra, houve uma expressiva queda nas cotações. Essa pressão nos preços foi influenciada pelas expectativas de uma boa safra e por uma demanda sem reação.

Com um excedente maior, as expectativas voltaram-se para as exportações, buscando um desempenho positivo na safra 2022/23. Entretanto, nos primeiros meses de 2023, as vendas antecipadas foram relativamente lentas devido aos preços pouco atrativos para os vendedores.

Entre maio e junho, as médias mensais conseguiram se manter, mas julho testemunhou a pluma sendo negociada no seu menor patamar do ano. Nos meses subsequentes, as médias mensais oscilaram em um intervalo mais estreito, mantendo-se sustentadas pelas exportações, que auxiliaram na redução dos excedentes internos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.