20/12/2023 às 09h43min - Atualizada em 20/12/2023 às 09h43min

Mais arrobas com seu próprio núcleo

João Menezes
Foto: Arquivo Pessoal
Muitos produtores fazem o núcleo, composto com suplementos minerais, vitaminas e aditivos na própria propriedade, visando reduzir os custos deste ingrediente em suas dietas. Mesmo ficando mais barato, envolve riscos quanto a qualidade da mistura e erros na batida que podem colocar em risco o desempenho e a sanidade dos animais, portanto o produtor tem que ter muita confiança em seu time de colaboradores e equipamentos para sua adequada realização. O ganho não é só financeiro, mas também operacional e aumenta a possibilidade de ajustes das dietas de forma mais rápida e específica. 
 
Em tempos de custos elevados e busca de eficiência e aumento da produtividade, alguns produtores optam por fazer em sua propriedade, o núcleo que será adicionado às rações e proteinados (mistura múltipla) na alimentação dos animais.
 
O núcleo é uma forma mais concentrada de suplemento nutricional e contém uma combinação de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais (macro e micro), aminoácidos e aditivos específicos. O núcleo é projetado para ser adicionado à ração animal, geralmente em combinação com outros ingredientes, como grãos e proteínas vegetais, para formar uma dieta completa e equilibrada. O núcleo permite uma formulação mais personalizada da ração, atendendo às necessidades específicas dos animais em diferentes estágios de produção e saúde e são formulados de acordo com as necessidades específicas de cada espécie animal, levando em consideração fatores como idade, peso, estágio de crescimento, produção (por exemplo, produção de leite, carne ou ovos) e condição de saúde.
 
Essa estratégia quando bem realizada, desde a contratação dos serviços de um nutricionista, compra dos ingredientes e sua adequada mistura, envolve processos padrões, com realização de controles das batidas, bem como dos estoques de produtos.
 
A compra de ingredientes envolve boa pesquisa, conhecimento dos fornecedores e dos diferentes produto e aditivos que podem ser usados para confecção do núcleo. Na propriedade não haverá custos de embalagens, comissões de vendas e frete até a propriedade, o que torna o produto produzido na propriedade 20-50% mais barato.
 
A existência de mão de obra qualificada e responsável é pré-requisito básico, bem como a existência de bons misturadores e em especial, um misturador Y. Um treinamento e acompanhamento das batidas é fundamental para evitar riscos de má mistura e pouca qualidade do produto. Seguir normas de boas práticas de fabricação (BPF) de rações diminui os riscos de erros de mistura. Em nutrientes usados em pequenas quantidades, como os componentes do núcleo, o risco de misturas incorretas pode ocorrer e prejudicar o animal, porque temos uma faixa ideal de uso desses produtos bem estreita (Figura 1).


Figura 1 - Representação esquemática da resposta biológica ao aumento de um nutriente essencial (Adaptado de McDowell et al., 1993).

Quando o núcleo é feito na propriedade, os ajustes são mais rápidos e precisos, pois pode-se usar uma mistura específica para cada dieta a ser confeccionada e, portanto, ter produtos melhor balanceados para cada batida e adaptadas para a composição dos diferentes ingredientes usados. Quando há mudança de alimentos, as alterações são mais afinadas aos novos insumos e batidas.

A fabricação de rações e núcleos, além do conhecimento da área de nutrição, implica em provisão e existência de espaço útil na área de rações, instalação de depósitos para estocagem de produtos; sala de estoque de aditivos, vitaminas e minerais, balanças para pesagem de ingredientes que são usados em menores quantidades, além de um misturador de qualidade.
 
Nas propriedades com mão de obra qualificada e equipamentos adequados, o produtor pode reduzir os custos de produção de dietas fazendo o núcleo na sua própria fábrica.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.