O governo brasileiro confirmou o acesso concedido às exportações de farinha de carne e ossos de bovinos para o Peru. Após negociações que se iniciaram em julho de 2016, o Certificado Sanitário Internacional (CSI) foi aprovado e recentemente publicado pelo governo peruano, concluindo assim esse processo.
Segundo os Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE), essa abertura representa um mercado avaliado em cerca de US$ 30 milhões, com potencial considerável de crescimento. Esse potencial está relacionado à reativação da indústria peruana de aves, suínos e de produtos para animais de estimação (pet food).
As exportações de produtos agrícolas brasileiros para o Peru atingiram um valor superior a US$ 628 milhões no último ano. Nesse contexto, destacam-se as vendas de produtos florestais, carne e soja, sendo esses itens alguns dos mais significativos na balança comercial entre os dois países.
Com a confirmação da abertura desse novo mercado, o Brasil já contabiliza a conquista de 75 novos mercados externos para os produtos agropecuários somente no decorrer deste ano.