14/12/2023 às 09h32min - Atualizada em 14/12/2023 às 09h32min

Desvalorização cambial impulsiona comercialização de commodities na Argentina

Redução da lacuna cambial em 76% impulsiona vendas de soja, trigo e milho, melhorando preços e expectativas no mercado argentino

- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Reprodução

A recente desvalorização do dólar oficial, saltando de 366 pesos para 800 pesos, está causando um impacto positivo na comercialização das principais commodities na Argentina. Analistas da SAFRAS & Mercado afirmam que essa mudança tem provocado uma melhora significativa nos preços, reduzindo a lacuna cambial em 76% e impulsionando as vendas de produtos como soja, trigo e milho.

 

Segundo Bruno Todone, analista da SAFRAS & Mercado, a situação econômica argentina está potencialmente favorecendo um aumento considerável na comercialização da soja após essa adequação cambial. Apesar da oferta total argentina, ainda existem cerca de 4,5 milhões de toneladas disponíveis para que a indústria prossiga com as compras, aumentando, consequentemente, o processamento de soja.

 

Joaquín Azpiroz Arias, outro analista da SAFRAS & Mercado, acrescenta que houve melhorias na capacidade de pagamento da exportação no mercado interno do trigo, bem como nos rendimentos medidos pelo dólar MEP. Entretanto, ele alerta que a comercialização de trigo está atrasada, e os produtores estão avançando com suas colheitas, aumentando a disponibilidade. Arias acredita que aqueles que puderem esperar poderão obter melhores valores em dólares por tonelada à medida que a escassez do cereal se tornar relevante.

 

No que diz respeito ao milho, a situação não é diferente. A comercialização pendente será acelerada em um cenário de escassez de grãos, resultante dos estoques finais na safra 2022/23 e de um aumento de preço. Essas informações foram reportadas pela Agência CMA Safras LatAm.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.