06/12/2023 às 11h15min - Atualizada em 06/12/2023 às 11h15min

Mais arrobas com uso de água na ração

João Menezes
Foto: Arquivo pessoal
A adição de água na ração total no vagão misturador é uma prática comum e benéfica no confinamento de bovinos. Esta prática, durante o confinamento de bovinos, tem algumas vantagens como melhoria da mistura, redução da seleção de alimentos, prevenção de doenças e aumento do consumo de alimentos.
 
Um método proposto para reduzir seleção de alimentos na ração total de bovinos confinados é a adição de água. A água tem a capacidade de ligar as partículas tornando mais difícil para o gado selecionar a dieta. É importante ajustar os mecanismos reguladores de consumo, adaptar tecnologias e implantar estratégias, que otimizem o desempenho dos animais e tornar o sistema mais eficiente.
 
A água ajuda a misturar os ingredientes da ração de maneira mais uniforme, garantindo que cada bovino receba uma dieta balanceada em cada refeição. Quando a ração é umedecida fica melhor misturada e uniforme.
 
Quando a ração é umedecida, torna-se mais difícil para os bovinos selecionarem e consumirem apenas os componentes preferidos da ração. Isso garante que eles consumam uma dieta equilibrada. Em dietas onde os animais conseguem selecionar os alimentos, estes podem ingerir dietas mais desuniformes com alguns animais consumindo mais concentrado e ocasionando sobra de volumoso no cocho.
 
A adição de água pode ajudar a prevenir problemas de saúde nos bovinos, como a acidose ruminal. Isso ocorre porque a água ajuda a manter o pH do rúmen estável, mesmo quando os bovinos estão consumindo grandes quantidades de concentrados. Além disso, como a água diminui a seleção, isso faz com que todos os animais ingiram a quantidade de fibra desejada.
 
A ração umedecida pode ser mais palatável para os bovinos, incentivando-os a comer mais e, portanto, a ganhar peso mais rapidamente. Dietas com teores de matéria seca menores facilitam maior ingestão de alimento melhorando desempenho.
 
Quando o animal consegue selecionar a dieta, a sobra é diferente da ração ofertada (Tabela 1) indicando que os animais conseguiram selecionar a dieta.


Tabela 1 – Composição química bromatológica da dieta ofertada e das sobras dos animais durante o período experimental e a diferenças entre ambas (Ávila, 2021).

A qualidade da mistura da dieta é fundamental para otimizar o desempenho animal. A eficácia no processo de homogeneização da TMR (Total Mixed Ration) ofertada aos animais confinados permite o fornecimento da quantidade necessária de todos os ingredientes segundo a formulação previamente determinada pelo nutricionista. Um dos fatores que devem ser monitorados para que as dietas formulada, ofertada e consumida sejam o mais semelhante possível é a qualidade da mistura da dieta total. A dieta consumida pelos animais pode ser afetada pela homogeneização da TMR, já que a mesma, quando não devidamente misturada, pode acarretarem diferentes concentrações de nutrientes ingeridos pelo bocado dos animais ao longo do cocho, e assim facilitar a seleção do alimento.
 
A utilização de água à dieta total dificulta a seleção dos alimentos e torna a dieta ingerida mais uniforme.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.