30/11/2023 às 14h06min - Atualizada em 30/11/2023 às 14h06min
A hora da verdade para os grandes produtores de petróleo
Apesar dos altos lucros, Chevron, ExxonMobil, Shell e BP reduziram investimentos em energias renováveis, intensificando a produção de combustíveis fósseis
Na coluna Pecuária Verde desta semana, o consultor em sustentabilidade Fred Almeida comenta sobre os investimentos dos grandes produtores de petróleo. Na COP28, a Conferência do Clima de Dubai, países produtores de combustíveis fósseis enfrentam um momento desafiador, conforme alerta Fatih Birol, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA).
Apesar dos altos lucros recentes, gigantes como Chevron, ExxonMobil, Shell e BP reduziram investimentos em energias renováveis, intensificando a produção de combustíveis fósseis. Birol crítica o foco contínuo em tecnologias de captura de carbono e insta à transição gradual para fontes mais sustentáveis.
Ainda segundo Fred, a União Europeia, liderada pelo comissário europeu para o clima, Wopke Hoekstra, defenderá na COP28 um abandono gradual dos combustíveis fósseis, uma perspectiva não oficial na agenda de negociações. Paralelamente, um estudo da BloombergNEF destaca a possibilidade de triplicar a capacidade de geração renovável global até 2030, mediante um aumento significativo no investimento anual para atingir 11 terawatts, pavimentando o caminho para emissões líquidas zero até 2050.
Almeida finaliza dizendo que os grandes produtores de petróleo encontram-se em uma verdadeira encruzilhada e devem reconhecer a crise climática e abandonar práticas insustentáveis. O futuro exige investimentos substanciais em fontes renováveis para garantir uma transição energética eficaz e um futuro próspero para todos.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura!