17/11/2023 às 09h36min - Atualizada em 17/11/2023 às 09h36min

Brasil amplia exportações agropecuárias para 57 novos mercados em dez meses de 2023

Mapa obtém autorização para exportar gelatina e colágeno bovino para Singapura e ampliações em mercados estratégicos

- Da Redação, com Mapa
Foto: Reprodução
Ao longo dos últimos dez meses, o Brasil conquistou autorização para exportar produtos agropecuários em 57 novos mercados pelo mundo. Estas permissões são resultado do esforço contínuo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em negociações internacionais e na apresentação de informações técnicas.

Entre os novos mercados conquistados, destacam-se a exportação de carnes bovina e suína para o México e República Dominicana, respectivamente. Além disso, o algodão brasileiro agora pode ser comercializado no Egito, enquanto os frutos de mamão "papaya" têm entrada permitida no Chile.

Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, enfatizou a amplitude que tais acessos representam para o comércio internacional de produtos agropecuários brasileiros. "Esses novos acessos significam desenvolvimento sustentável para várias cadeias agropecuárias, gerando renda e riqueza tanto para o Brasil quanto para o setor", comentou.

Além das novas aberturas de mercado, o empenho das equipes ministeriais alcançou outras conquistas significativas. Dentre elas, a suspensão do embargo à importação de carne bovina pelo Brasil para a China, após um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, e o reconhecimento da certificação oficial de qualidade do algodão brasileiro no mercado chinês.

Acordos de cooperação foram firmados com Chile e Cuba para adesão ao sistema de “pre-listing” para habilitação de estabelecimentos exportadores. No Reino Unido, ocorreu a retomada plena do sistema de habilitação de estabelecimentos e a retirada de controles reforçados na inspeção britânica de carregamentos de produtos de origem animal do Brasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.