08/11/2023 às 10h18min - Atualizada em 08/11/2023 às 10h18min

Cepea: preços do arroz atingem patamares históricos; algodão tem quedas em novembro

Com menor disponibilidade e perspectivas de alta na entressafra, produtores e compradores buscam estratégias em meio às incertezas climáticas

- Da Redação, com Cepea
Foto: Freepik
No início de novembro, os preços do arroz em casca mantêm sua robustez, seguindo a tendência que se observa desde o final de junho deste ano. A média ponderada do Rio Grande do Sul, representada pelo Indicador CEPEA/IRGA-RS (com 58% de grãos inteiros e pagamento à vista), atinge os maiores patamares nominais desde o início da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que tem registros desde julho de 2005.

Pesquisadores do Cepea atribuem essa firmeza nos preços a uma conjunção de fatores, incluindo a menor disponibilidade do produto, uma consequência da redução na oferta ao longo de 2023. Além disso, o consumo interno permanece sólido, e as exportações continuam em ritmo satisfatório.

Os compradores, atentos à escassez e ao aumento de preços, tornaram-se mais ativos nas negociações, com a intenção de formar estoques capazes de atender às demandas durante a entressafra. Os produtores, por sua vez, mantêm posições firmes, devido à preocupação com as condições climáticas instáveis no Sul do país, que impactam o cultivo da nova safra.

Preços do algodão em pluma recuam em novembro
Os preços do algodão em pluma, que haviam alcançado o patamar dos R$ 4 por libra-peso no final de outubro, experimentaram uma queda no início de novembro. De acordo com os especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa pressão de baixa nos preços é resultado da influência da queda nos valores do algodão no mercado internacional e da paridade de exportação. Além disso, observou-se uma certa flexibilidade por parte de vendedores nacionais nas negociações, contribuindo para a redução dos preços no mercado interno.

Entretanto, a queda nos preços internos foi moderada devido à posição firme de uma parcela dos vendedores, em especial dos cotonicultores. Por outro lado, no que diz respeito à demanda, algumas indústrias estão abastecidas com matéria-prima proveniente de contratos a termo, enquanto outras empresas permanecem ativas no mercado spot. Estas empresas estão adquirindo o produto tanto para entrega imediata quanto planejando suas programações futuras.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.