08/11/2023 às 09h35min - Atualizada em 08/11/2023 às 09h35min

Governo prorroga estado de emergência zoossanitária por gripe aviária

Medida busca proteger aves comerciais e manter status de país livre da H5N1

- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Divulgação
O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou a prorrogação, por mais 180 dias, da declaração de emergência zoossanitária em todo o território nacional devido à identificação de focos do vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade, principalmente em aves silvestres. A medida busca adotar políticas preventivas para evitar a contaminação de aves comerciais por essa doença, também conhecida como gripe aviária.

A declaração de emergência zoossanitária foi inicialmente decretada pelo governo em maio, após a detecção de aves silvestres migratórias contaminadas. Desde então, foram identificados 139 focos, sendo apenas três em aves de subsistência nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Seguindo o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o Brasil mantém seu status de país livre da H5N1, uma vez que não foram registrados casos em aves comerciais. No total, foram investigados 2.207 casos pelo Serviço Veterinário Oficial, com 609 amostras encaminhadas para análise laboratorial. Atualmente, 18 casos estão sob investigação e 139 já foram confirmados, a maioria na faixa litorânea que se estende do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul.

O Brasil, responsável por 35% do mercado global de carne de frango e maior exportador do mundo, enfrenta o desafio de lidar com o H5N1, um vírus de alta capacidade de mutação e adaptabilidade a novos hospedeiros. Essa gripe aviária representa um risco significativo ao comércio internacional de produtos avícolas e pode afetar a saúde humana, ocasionalmente afetando mamíferos e seres humanos.

Apesar de nunca ter ocorrido casos da doença em humanos no Brasil, países das Américas, como Estados Unidos, Chile e Equador, já registraram casos. A prorrogação do estado de emergência zoossanitária visa aprimorar a prevenção e controle da doença no país e proteger a avicultura brasileira de possíveis impactos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.