07/11/2023 às 09h28min - Atualizada em 07/11/2023 às 09h28min
Bancada do agro solicita anulação de três 'questões ideológicas' do Enem
Questões relacionadas à agricultura e meio ambiente geram controvérsia e pedidos de anulação no Enem 2023
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução Twitter / Agência Brasil A bancada do agronegócio no Congresso Nacional encaminhou ao Ministério da Educação (MEC) um pedido para anular três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, alegando "desinformação" e "comprovação unicamente ideológica". As perguntas, que abordavam a relação entre o agronegócio e o meio ambiente, geraram críticas por parte de produtores rurais e representantes do setor.
Em comunicado, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) declarou que as questões são mal formuladas e permitem que os estudantes escolham suas respostas com base em seu ponto de vista, sem fundamentação técnica. Além disso, a FPA acusou o MEC de disseminar desinformação sobre a principal atividade econômica, produtora de riqueza, renda e empregos no Brasil.
As questões específicas do Enem alvo da polêmica incluem as de número 70, 71 e 89, que tratam de temas como desmatamento, populações indígenas e o papel do agronegócio. Até o momento, o MEC não se pronunciou sobre o pedido de anulação.
A bancada do agronegócio pretende ainda convocar o ministro da Educação, Camilo Santana, para audiências públicas no Congresso. A FPA buscará informações do MEC sobre a banca organizadora do Enem 2023 e as referências bibliográficas utilizadas para a elaboração do exame.