30/10/2023 às 09h50min - Atualizada em 30/10/2023 às 09h50min

Impacto das altas chuvas no Sul do Brasil é destacado no boletim de monitoramento agrícola

Conab publica análises das condições agroclimáticas para o inverno e verão da safra 2023/2024

- Da Redação, com Conab
Foto: Pexels
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou na última quinta-feira (26) o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA) que abrange o período de 1º a 21 de outubro. O boletim concentra sua atenção nas análises das condições agroclimáticas e nas imagens de satélite que retratam os cultivos de inverno e verão para a safra 2023/2024.

O destaque do estudo recai sobre o impacto adverso das intensas chuvas que atingiram parte da região Sudeste e Sul do Brasil, afetando negativamente as plantações de inverno e a semeadura e crescimento dos cultivos de verão. As elevadas precipitações prejudicaram a semeadura de arroz em Santa Catarina e tiveram um impacto prejudicial nas lavouras em desenvolvimento.

No Centro-Oeste, as chuvas se mostraram irregulares e mal distribuídas. Além disso, a média diária das temperaturas máximas, próxima aos 40 graus, contribuiu para manter baixos os níveis de umidade no solo, o que se revelou insuficiente para sustentar o crescimento dos cultivos de verão. Isso teve consequências diretas no processo de emergência das plantações e no início do desenvolvimento das lavouras, além do progresso das semeaduras.

As observações espectrais realizadas nos cultivos de inverno indicaram uma queda acentuada no IV (Índice de Vegetação), decorrente do adiantamento do ciclo e das chuvas intensas, que reduziram a quantidade de luz disponível e aumentaram a ocorrência de doenças fúngicas. Nas regiões onde a soja é o principal foco de monitoramento, os dados apontam para uma situação de normalidade até o momento.

Publicado mensalmente, o Boletim de Monitoramento Agrícola resulta de uma colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), juntamente com agentes colaboradores que contribuem com dados coletados no campo. O boletim completo está disponível no site da Conab.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.