30/10/2023 às 09h45min - Atualizada em 30/10/2023 às 09h45min

Preços da mandioca registram recuperação após longo período de queda

Oferta reduzida e condições climáticas desafiam produtores e impulsionam valor médio da raiz

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Codevasf
Após registrar somente quedas ao longo de dez semanas, o preço médio da raiz de mandioca apresentou sinais de recuperação em algumas das regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Pesquisadores apontam que essa retomada se deve, em parte, à redução na oferta da matéria-prima.

No campo, muitos produtores de mandioca enfrentam dificuldades, pois não têm lavouras disponíveis para a entrega nos próximos meses. Outra parcela de produtores opta por adiar a comercialização, seja devido à redução na receita, influenciada pelo baixo teor de amido, ou para priorizar outras atividades agrícolas. Além desses fatores fundamentais, as condições climáticas, incluindo chuvas, também têm limitado o avanço dos trabalhos no campo.

De acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o valor médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia alcançou R$ 569,58 na semana passada, registrando uma reação de 1,2% em relação à semana anterior.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.