27/10/2023 às 16h46min - Atualizada em 27/10/2023 às 17h05min

RS realiza ações de monitoramento para manter gripe aviária longe das granjas

POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo, 27 - A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) tem realizado ações estratégicas de vigilância em saúde para conter a gripe aviária no litoral do Estado, onde há a maior concentração de casos. De acordo com nota da Seapi, equipes das unidades locais da secretaria estão atuando no atendimento e na investigação dos casos suspeitos, além de auxiliar e orientar prefeituras sobre procedimentos para recolhimento, enterrio e desinfecção dos equipamentos e maquinários.

"O alinhamento é constante para evitarmos a disseminação do vírus. Sabemos dos riscos que a doença oferece, e as equipes da Seapi têm trabalhado em ações de vigilância ativa para levar informações para a população e conscientizar sobre medidas que são necessárias neste momento", explica o secretário da Agricultura, Giovani Feltes, em nota divulgada pela Seapi.

O Rio Grande do Sul tem hoje quatro focos de influenza em aberto, registrados nos municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Torres (em mamíferos aquáticos) e em São José do Norte (em ave silvestre).

Outro foco foi detectado em maio na Reserva do Taim, também em aves silvestres, mas já foi encerrado após evidências epidemiológicas e colheitas negativas. Não há casos confirmados em aves de produção.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.