As cotações para a laranja industrial na temporada 2023/24 apresentam tendência de alta, superando os valores registrados na safra anterior. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) desta sexta-feira (27), uma das principais processadoras de laranja chegou a oferecer o máximo de R$ 50 por caixa de 40,8 kg, referente à fruta colhida e entregue à processadora, especialmente em volumes pré-acordados. Esse aumento nas cotações tem despertado um maior interesse por parte dos produtores.
Agentes da indústria citam que essa valorização nos preços é um fator estimulante, atraindo a atenção dos agricultores. No entanto, é importante ressaltar que a disponibilidade de laranjas fora dos contratos pré-estabelecidos é limitada, o que acaba restringindo os volumes disponíveis para novos negócios.
Esse cenário tem impacto também sobre a laranja de mesa, uma vez que as cotações industriais estão se tornando cada vez mais atraentes. Portanto, a expectativa é de que os preços da laranja de mesa permaneçam em patamares elevados, impulsionados pela concorrência com as cotações da laranja industrial, que alcançaram níveis recordes na safra 2023/24.