20/10/2023 às 08h58min - Atualizada em 20/10/2023 às 08h58min
Pesquisa revela percepções do agro brasileiro na Europa
Levantamento inédito será apresentado no 8º CNMA e analisa visões de cidadãos, jornalistas e distribuidores europeus sobre o agronegócio brasileiro
- Da Redação, com CarneTec
Foto: Unsplash Ter uma visão clara e estratégica sobre a percepção do agronegócio brasileiro na Europa é essencial para impulsionar o crescimento desse setor da economia nacional. Por conta disso, uma pesquisa inédita intitulada "Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa" foi realizada em quatro países europeus - Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca -. com objetivo de entender como cidadãos, jornalistas e distribuidores europeus veem o setor agropecuário do Brasil. Os resultados deste estudo serão apresentados durante a 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
A pesquisa foi conduzida pela consultora europeia 'Brand Value Management', OnStrategy, e teve a coordenação da Biomarketing, o patrocínio da Serasa Experian e o apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). O levantamento concentrou-se em identificar as percepções em três categorias principais: cidadãos, jornalistas e distribuidores.
José Luiz Tejon, professor, sócio-diretor da Biomarketing e curador de conteúdo do CNMA, destacou a relevância do projeto: "É importante reconhecer que temos muitas realidades positivas que ainda não são devidamente percebidas nas sociedades consumidoras, por isso, a oportunidade desta pesquisa. No CNMA, apresentaremos as doze principais sínteses conclusivas."
A pesquisa envolveu 590 mil entrevistados nos quatro países europeus e utilizou métodos qualitativos e quantitativos para analisar diversos aspectos, como notoriedade, posicionamento, reputação, inovação, sustentabilidade, empregabilidade, ambiente social, ambiente ecológico e governança, além de prosperidade.
A OnStrategy, uma consultoria europeia com mais de uma década de experiência sediada em Lisboa, liderou o estudo. José Antonio Silva, head associate da Onstrategy, explicou a abordagem perspectiva de multistakeholders do levantamento: "Nesta pesquisa tivemos como objetivo avaliar como os diferentes stakeholders percebem o agronegócio brasileiro, com uma abordagem perspectiva de multistakeholders. Com esse objetivo, identificamos áreas de convergência, atrito, fricção, indiferença, aprovação, ponto de vista e percepção, capazes de sinalizar possíveis caminhos para a melhoria da reputação e posicionamento de imagem do agronegócio brasileiro."
A escolha dos países para a pesquisa considerou a relação desses países com o Brasil e como suas visões podem afetar o agronegócio brasileiro. A coleta de dados da pesquisa ocorreu tanto online quanto presencialmente e via telefone.
Daniela Aveiro, diretora de Operações da Serasa Experian, enfatizou o impacto da pesquisa para o agronegócio brasileiro: "A pesquisa traz ao agronegócio brasileiro uma visão disruptiva entre a percepção enquanto fornecedores de commodities e a realidade." Ela ressaltou a importância da conformidade socioambiental para a importação de produtos brasileiros na Europa e como entender a percepção internacional do agronegócio brasileiro é fundamental para manter uma reputação positiva no setor.
Os resultados da pesquisa serão divulgados durante uma coletiva de imprensa no dia 26 de outubro, às 15h30. As congressistas terão a oportunidade de discutir os resultados durante uma mesa-redonda que também ocorrerá no dia 26 de outubro, às 18h. É importante observar que os ingressos para o CNMA já estão esgotados, destacando o grande interesse na percepção do agronegócio brasileiro na Europa.