19/10/2023 às 09h34min - Atualizada em 19/10/2023 às 09h34min

Governo destina R$ 400 milhões para apoiar leilões de trigo e MP fortalece cadeia do leite

Ações do governo federal visam estimular a agricultura e pecuária em meio a desafios econômicos

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação
O governo federal anunciou medidas para impulsionar dois setores fundamentais da economia brasileira. Na quarta-feira (18), foi autorizada a destinação de R$ 400 milhões para apoiar a comercialização de trigo por meio de leilões de Pepro (Prêmio Equalizador pago ao Produtor Rural) e Pep (Prêmio para o Escoamento de Produto). Essa decisão visa atender a uma demanda das cooperativas agropecuárias da Região Sul, que enfrentam acentuada queda nos preços do cereal. A outra medida, uma MP, é destinada à pecuária leiteira. 

Segundo José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, essa ação é "muito importante para promover o escoamento da safra de trigo e dar condições aos produtores para que continuem produzindo alimentos em condições mais adequadas e com mais tranquilidade". Os leilões de Pepro e Pep são uma forma do governo federal subsidiar a venda de trigo, aumentando o preço pago aos produtores.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) agora ficará encarregada de definir a operacionalização dos leilões e publicar os editais.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto destinado a fortalecer a cadeia produtiva do leite no Brasil. Esse decreto, que está publicado na edição desta quinta-feira (19) no Diário Oficial da União, modifica as condições para a utilização dos créditos presumidos de PIS/Pasep e de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins concedidos no âmbito do Programa Mais Leite Saudável. 

Essa iniciativa é uma resposta às reivindicações do setor, que enfrenta desafios devido à queda nos preços do leite e ao aumento dos custos de produção.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.