18/10/2023 às 09h56min - Atualizada em 18/10/2023 às 09h56min
Preços do arroz permanecem em estabilidade no mercado interno
Perspectivas de escassez e câmbio valorizado sustentam a tendência
- Da Redação, com Cepea
Foto: Freepik De acordo com os dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quarta-feira (18), os preços do arroz permanecem firmes no mercado interno por conta de uma combinação de fatores que desenham um cenário de escassez e uma taxa de câmbio valorizada. As maiores paridades de exportação e importação, impulsionadas pelo recente aumento da taxa de câmbio juntamente com as previsões de baixos estoques de passagem, continuam a dar sustentação aos preços domésticos.
Os números fornecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ressaltam a situação, indicando que a relação estoque final sobre o consumo deve atingir 16,6% até dezembro de 2023. Se confirmada, essa taxa representará a menor desde a safra 2015/16.
No entanto, as preocupações não param por aí, uma vez que as projeções de oferta e demanda para 2024 sugerem apenas uma pequena recuperação dos estoques de passagem, que ficariam em torno de 18,1%.
Com essa perspectiva, fica claro que não há espaço para quedas expressivas nas cotações no próximo ano-safra. Contudo, os agentes do mercado devem manter uma vigilância constante, atentos à sazonalidade de preços que pode trazer variações significativas no decorrer do período.