11/10/2023 às 09h00min - Atualizada em 11/10/2023 às 09h00min
Saúde animal: Brasil atinge 121 focos de gripe aviária
Setor produtivo de aves continua livre da doença, mas focos se espalham em aves silvestres e alguns animais domésticos
- Da Redação, com CarneTec
Foto: unsplash Até a noite de terça-feira (10), o Brasil registrava 121 focos de influenza aviária de alta patogenicidade, de acordo com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). É importante destacar que nenhum desses focos foi identificado em aves do setor produtivo.
Recentemente, foi confirmado um novo foco em uma ave trinta-réis-real em Itanhaém, São Paulo, elevando o número total de focos em aves silvestres para 116. Além disso, três focos foram identificados em aves domésticas e dois em mamíferos marinhos. Doze investigações de casos suspeitos da doença estavam em andamento.
Desde o primeiro caso confirmado em 15 de maio, o Brasil realizou 2.052 investigações de casos suspeitos da Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, com 540 delas envolvendo coletas de amostras.
Até o momento, os focos da doença foram identificados em diversos estados brasileiros, incluindo São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. No entanto, o Brasil ainda é considerado livre de influenza aviária de alta patogenicidade, de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), pois não houve nenhum caso confirmado da doença em aves do setor produtivo.