09/10/2023 às 09h56min - Atualizada em 09/10/2023 às 09h56min
Ministro Fávaro pede que setor mostre a realidade da produção brasileira ao mundo
Nos últimos 50 anos, o Brasil deixou de ser importador para se tornar um dos maiores exportadores do mundo
- Fonte: Ministério da Agricultura
Foto: Divulgação Ministério da Agricultura No lançamento da segunda fase da campanha internacional de sustentabilidade da proteína animal da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, convocou o setor produtivo brasileiro a quebrar a retórica de que o agro prejudica o meio ambiente.
O evento ocorreu na manhã deste domingo (8), no estande da ABPA na Anuga - a maior feira de alimentos do mundo - em Colônia, na Alemanha. Durante o lançamento, Fávaro lembrou a revolução promovida pelo Brasil na intensificação da produção de alimentos sem avançar nas áreas preservadas do país.
Nos últimos 50 anos, o Brasil deixou de ser importador para se tornar um dos maiores exportadores do mundo, aumentando a produtividade sem expandir a área de plantio.
"Somos um exemplo de sustentabilidade. Esse é o maior desafio da atualidade: mudar a retórica de achar que os produtores e produtoras brasileiros produzem em detrimento do meio ambiente. Isso é mentira. Nós produzimos com respeito ao meio ambiente. É um desafio que passa a ser de todos nós. Campanhas como essa, que visam esclarecer, trazer a verdade, chamar os nossos compradores, parceiros, para visitar o Brasil e conhecer a realidade da nossa produção, ampliam as oportunidades de negócios e fazem muito bem para a nossa economia e para os brasileiros", destacou o ministro.
Nos últimos nove meses, o presidente Lula percorreu uma série de países, retomando e reforçando a diplomacia brasileira. Além disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), junto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), vem fazendo um forte trabalho junto aos parceiros comerciais, o que já resultou na abertura de 51 mercados para diversos produtos da agropecuária brasileira.
O ministro Fávaro também visitou neste domingo as empresas de carnes de aves e suínas no Pavilhão Brasileiro da feira.