04/10/2023 às 08h44min - Atualizada em 04/10/2023 às 08h44min
Mercado global de carne de frango deve crescer 1% em 2023, afirma Rabobank
Melhora nos custos da alimentação impulsiona recuperação, mas desafios persistem em algumas regiões
- Da Redação, com CarneTec
Foto: Divulgação Segundo análise realizada pelo Rabobank, é esperado que o mercado global de carne de frango apresente um aumento de aproximadamente 1% ao longo do ano de 2023. Essa melhora gradual é aguardada a partir deste quarto trimestre e deve continuar no início de 2024.
Após um período de crescimento lento no consumo de carne de frango, devido a uma economia global enfraquecida e ao aumento dos preços causado pelos custos elevados de produção, a demanda global parece estar pronta para se recuperar. Isso ocorre principalmente devido à redução nos custos de alimentação, o que resulta em preços mais acessíveis para o frango.
O Rabobank está antecipando melhorias nas condições do mercado de carne de frango nos Estados Unidos, México, Japão, África do Sul, Indonésia e China, embora a situação destes dois últimos países seja mais delicada. Na União Europeia, as importações robustas de carne de frango fresca estão colocando pressão no mercado, mas a demanda continua sólida.
No entanto, o Rabobank observa que o Brasil e a Tailândia estão enfrentando condições mais desafiadoras e, portanto, precisarão ser mais disciplinados no que diz respeito ao crescimento da oferta em mercados já saturados.
No âmbito das exportações, o Brasil deve continuar a se beneficiar devido aos seus custos mais competitivos de carne de frango fresca.
O banco também ressalta que a gripe aviária continua sendo um fator de atenção que pode impactar os mercados de forma súbita, tanto do ponto de vista da oferta local quanto do comércio internacional. Isso é especialmente verdadeiro se estados no Sul do Brasil relatarem casos na produção comercial. No entanto, é importante notar que o Brasil é considerado livre da doença de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), já que nunca registrou surtos de gripe aviária em aves do setor produtivo.
O Rabobank conclui destacando a importância de os produtores globais de carne de frango manterem o foco nas operações. Apesar da leve queda esperada nos custos de alimentação, os custos operacionais ainda permanecem elevados, e há riscos de volatilidade relacionados aos preços dos grãos, devido aos efeitos do El Niño, bem como custos de energia.