03/10/2023 às 09h10min - Atualizada em 03/10/2023 às 09h10min

Trigo: preços em São Paulo e Paraná alcançam menor média mensal desde 2017

Moinhos aguardam safra nova enquanto preços registram quedas expressivas

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
De acordo com levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a demanda por parte dos moinhos de trigo continua em baixa, acompanhada pela falta de reação nas vendas dos derivados. A expectativa de um maior volume da safra nova tem mantido muitos agentes em espera, impactando diretamente nos preços, que seguem em queda.

Dados divulgados pelo Cepea apontam que, no Rio Grande do Sul, a média de preços em setembro foi de R$ 1.150,70 por tonelada, representando uma queda significativa de 10,3% em comparação com agosto de 2023 e uma expressiva diminuição de 34,1% em relação a setembro do ano anterior. Essa média é a mais baixa registrada desde dezembro de 2019, considerando valores deflacionados pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI). Além disso, as médias mensais de preços no Paraná e em São Paulo também atingiram seus níveis mais baixos desde outubro de 2017, quando consideradas em termos reais.

No campo, a colheita de trigo já teve início no Rio Grande do Sul, estado que deteve a maior parte da produção nacional em 2022. No entanto, no Paraná, o segundo maior produtor do país, a colheita está prevista para ser menor do que o inicialmente estimado, devido à alta incidência de doenças nas lavouras, resultado das temperaturas mais elevadas registradas durante o inverno.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.