02/10/2023 às 09h18min - Atualizada em 02/10/2023 às 09h18min

Sebrae Minas desenvolve ações para melhorar qualidade do café

Estado responde por mais da metade da produção nacional de café e celebra o Dia Internacional do Café

- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
O Brasil, líder mundial na produção de café, atingiu um registro histórico de 53,3 milhões de sacas de 60 quilos (kg) do grão na safra de 2022. Dessa produção, o estado de Minas Gerais desempenha um papel crucial, sendo responsável por mais da metade, representando 52% do total, com a colheita de 28,3 milhões de sacas no ano passado. Neste domingo (01), comemorou-se o Dia Internacional do Café, uma data instituída pela Organização Internacional do Café (OIC) para celebrar a cadeia produtiva do grão em todo o mundo.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Minas Gerais (Sebrae Minas) tem desempenhado um papel fundamental nos esforços para melhorar a qualidade do café e valorizar o trabalho dos cafeicultores no estado. Há mais de 20 anos, o Sebrae Minas trabalha em parceria com cafeicultores e lideranças locais para conectar as origens produtoras de café às necessidades do mercado, promovendo uma produção mais sustentável e representativa.

Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, destaca a importância desse trabalho: "Sempre em parceria com cafeicultores e lideranças, temos desenvolvido um importante trabalho para tornar as origens produtoras cada vez mais conectadas às exigências e necessidades do mercado, por meio de uma produção mais sustentável e representativa."

Dentre as iniciativas promovidas pelo Sebrae Minas, destaca-se o programa Educampo. Essa plataforma reúne produtores, consultores especialistas em gestão e empresas parceiras, com o objetivo de gerar inteligência, criar oportunidades e desenvolver capacidades para impulsionar o desenvolvimento contínuo de toda a cadeia do café em Minas Gerais.

O Educampo foi criado a partir de um diagnóstico que apontava a necessidade de melhorias na gestão da cafeicultura local. Desde então, tem desempenhado um papel fundamental na capacitação dos produtores, na valorização das origens do café e no acesso a novos mercados, contribuindo para o fortalecimento da indústria cafeeira em Minas Gerais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.