28/09/2023 às 09h06min - Atualizada em 28/09/2023 às 09h06min

Alta no preço da carne suína impulsiona média mensal em setembro

Valorização da carcaça especial suína no início do mês contrabalanceada por queda na segunda quinzena

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução / unsplash
O mercado de carne suína tem sido marcado por movimentos significativos neste mês de setembro, com um forte aumento no preço médio mensal em relação a agosto. De acordo com o mais recente levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a carcaça especial suína, amplamente negociada no atacado da Grande São Paulo, valorizou-se em 5,2%, alcançando uma média de R$ 9,77 o quilo neste mês.
 
Apesar deste aumento representar uma tendência de valorização no mercado suinícola, os especialistas do Cepea ressaltam que, na segunda metade de setembro, os preços têm enfrentado uma pressão de baixa. Esse cenário desafiador é atribuído, em grande parte, à recente onda de calor intenso que afetou a região. Além disso, a típica retração na demanda por carne suína nesta época do ano, devido ao menor poder de compra da população no final do mês, também contribui para limitar o consumo.
 
Segundo os colaboradores consultados pelo Cepea, a combinação entre as altas temperaturas e a diminuição do poder aquisitivo dos consumidores resultou em uma redução na procura por carne suína durante a segunda quinzena de setembro. Isso impactou negativamente os valores dos produtos suinícolas, contrapondo-se ao impulso inicial no início do mês.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.