25/09/2023 às 08h14min - Atualizada em 25/09/2023 às 08h14min

Brasil enfrenta 109 focos de gripe aviária, mas sem ocorrências em aves comerciais

Focos confirmado afetam aves silvestres ou domésticas de subsistência; país mantém status de livre de influenza aviária

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Pixabay
O Brasil registrou um total de 109 focos de influenza aviária de alta patogenicidade até a noite de domingo (24), de acordo com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). No entanto, nenhum desses focos afetou aves do setor comercial de produção.

Dos casos confirmados, 106 ocorreram em aves silvestres, enquanto os três restantes foram identificados em aves domésticas de subsistência. Além disso, seis investigações de casos suspeitos da doença seguem em andamento.

Desde o primeiro caso confirmado em 15 de maio, foram realizadas 1.900 investigações de casos suspeitos de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves em todo o país, incluindo 493 com coleta de amostras para análise.

Os estados onde foram registrados focos até o momento são São Paulo (32 casos em aves silvestres), Espírito Santo (28 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência), Rio de Janeiro (18 em aves silvestres), Paraná (12 em aves silvestres), Santa Catarina (11 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência), Bahia (4 em aves silvestres), Rio Grande do Sul (1 em ave silvestre) e Mato Grosso do Sul (1 em ave doméstica).

O Brasil mantém seu status de país livre de influenza aviária de alta patogenicidade para aves do setor produtivo, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Isso se deve à ausência de casos confirmados da doença em aves comerciais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.