19/09/2023 às 08h33min - Atualizada em 19/09/2023 às 08h33min
BRF de Concórdia chega a 100% de matrizes suínas em sistema de gestação coletiva
Modelo contribui para redução de estresse do animal e na prevenção de problemas sanitários e fisiológicos
- Da Redação, com CarneTec
(Foto Divulgação Governo Federal) Na segunda-feira (18), a BRF anunciou que 100% dos alojamentos de matrizes suínas em sua unidade de Concórdia (SC) foram adaptados para o sistema de gestação coletiva. Esta ação faz parte do plano da empresa de adotar o uso exclusivo de baias coletivas em todas as suas unidades até 2026.
Em comunicado, a empresa afirmou que segue aprimorando o sistema de alojamento em suas outras unidades, recentemente assumindo o compromisso de construir todas as novas instalações seguindo o modelo de baia coletiva coberta e solta.
A transição para 100% de baias coletivas em todas as instalações da BRF até 2026 representa um dos compromissos com o bem-estar animal. Ao final de 2022, a empresa já contava com 210 mil fêmeas em gestação coletiva, o equivalente a 53,4% da meta estabelecida, conforme revelam os dados do Relatório de Sustentabilidade referente a 2022.
O diretor de CIEX Agropecuária da BRF, Ivomar Oldoni, destacou que a fêmea atinge um nível de interação maior na baia coletiva, com condições ainda melhores para expressar seu comportamento natural. O diretor adiciona que o modelo também reduz o estresse e contribui na prevenção de problemas sanitários e fisiológicos causados pela limitação de movimentação das matrizes.
A BRF ressaltou que seu programa de bem-estar animal estabelece diretrizes concretas para garantir a gestão eficaz desse tema em colaboração com seus produtores integrados, liderança sênior e funcionários em todos os países onde atua.
“Estamos alinhados às melhores práticas e guiados por certificações relevantes do mercado. Temos tolerância zero a maus-tratos aos animais e trabalhamos com metas públicas, compromissos, protocolos e treinamentos de equipes, com o intuito de transformar positivamente toda nossa cadeia de valor”, disse a diretora de Reputação e Sustentabilidade da BRF, Raquel Ogando.