19/09/2023 às 08h12min - Atualizada em 19/09/2023 às 08h12min

Mato Grosso do Sul registra primeiro foco de influenza aviária em aves domésticas

Este é o terceiro caso de gripe aviária em aves domésticas; Brasil totaliza 105 focos da doença

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Freepik
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o terceiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade em ave doméstica, na cidade de Bonito (MS) - primeiro caso em Mato Grosso do Sul, além de outros dois focos em aves silvestres, em Laguna (SC) e Bertioga (SP). A confirmação foi nesta segunda (18).

O Brasil totaliza 105 focos de gripe aviária, sem confirmações em aves do setor produtivo. Do total, 102 casos foram em aves silvestres e três em aves domésticas, de subsistência. Seis investigações de casos suspeitos da doença estavam em andamento.

Sem casos registrados em aves do setor produtivo, o Brasil continua considerado livre de influenza aviária de alta patogenicidade, segundo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Os focos registrados até agora foram no Espírito Santo (28 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência), São Paulo (28 em aves silvestres), Rio de Janeiro (18 em aves silvestres), Paraná (12 em aves), Santa Catarina (11 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência), Bahia (4 em aves silvestres), Rio Grande do Sul (1 em ave silvestre) e Mato Grosso do Sul (1 em ave doméstica).

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) reforçou, em nota, que produtores e agroindústrias do setor seguem em alerta para a gripe aviária, mantendo protocolos de biosseguridade nos mais elevados níveis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.