18/09/2023 às 11h20min - Atualizada em 18/09/2023 às 11h20min

Mapa altera calendário de semeadura da soja em cinco estados

Medida fitossanitária visa reduzir riscos de ferrugem asiática na safra 2023/2024

- Da Redação, com Mapa
Foto: Divulgação / Mapa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou na última sexta-feira (15) a alteração no calendário de semeadura da soja em cinco estados brasileiros como medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário. Essa ação tem como principal objetivo reduzir ao máximo possível o inóculo da ferrugem asiática da soja, uma das doenças mais severas que afetam a cultura.

A ferrugem asiática da soja é uma preocupação constante para os produtores, pois pode causar significativas perdas na produção. Com a mudança no calendário de semeadura, busca-se minimizar os riscos de infecção pela doença, garantindo uma safra mais saudável e produtiva para a temporada 2023/2024.

A decisão do Mapa foi baseada em análises técnicas e no monitoramento da incidência da ferrugem asiática em anos anteriores. Os cinco estados que terão o calendário de semeadura ajustado são essenciais para a produção nacional de soja, e a medida visa proteger a economia agrícola dessas regiões.

É importante ressaltar que essa alteração no calendário não apenas beneficia os agricultores, mas também contribui para a manutenção da posição do Brasil como um dos principais produtores de soja do mundo. Com uma safra saudável e livre de doenças, o país continua a fornecer soja de alta qualidade para os mercados internacionais, fortalecendo ainda mais o agronegócio brasileiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.