08/09/2023 às 08h08min - Atualizada em 08/09/2023 às 08h08min
Carne bovina tem o menor preço médio desde setembro de 2019 em São Paulo
Devido ao aumento na oferta de animais e demanda enfraquecida, o valor médio em agosto caiu 12,6% em relação ao mesmo mês de 2022
- Da Redação, com CarneTec
Foto: Freepik O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) reportou que o valor médio da carcaça casada bovina no atacado da Grande São Paulo atingiu R$ 16,21 o quilo em agosto, registrando uma queda significativa de 12,6% em relação ao mesmo período de 2022. Esta cifra representa também a menor média mensal desde setembro de 2019.
Há quase dois anos, em setembro de 2019, a carcaça casada estava sendo negociada a R$ 15,93 o quilo em termos reais. A situação observada é reflexo do atual cenário de aumento na oferta de animais disponíveis para abate e uma demanda enfraquecida até o momento deste ano, levando a quedas nos cortes de carne bovina no país.
O traseiro bovino, que concentra os cortes de maior valor agregado, sofreu uma queda de 12% no valor médio desde o início deste ano. Por outro lado, o dianteiro bovino, representando os cortes de menor valor agregado, registrou uma queda menor, de 1%.
De acordo com o Cepea, muitos agentes de frigoríficos reduziram o ritmo de aquisição de novos lotes em agosto. Isso aconteceu devido ao alongamento das escalas de abate e também aos menores preços oferecidos pelos compradores chineses pela carne brasileira.
O elevado patamar de preços da carne no mercado doméstico tem causado preocupação entre os consumidores nos últimos meses. No entanto, os agentes do setor expressam confiança de que a demanda poderá se reaquecer no segundo semestre. Eles fundamentam essa expectativa nos atuais valores mais baixos da carne e na leve recuperação da renda, como destacado pelo Cepea em sua análise Agromensal sobre o segmento bovino em agosto.