06/09/2023 às 07h38min - Atualizada em 06/09/2023 às 07h38min
Inclusão de países nos BRICS deve impulsionar exportações de carne bovina em MT, segundo Imea
Incorporação de seis nações ao bloco BRICS a partir de 2024 oferece perspectivas promissoras para o setor de carne bovina no estado
- Da Redação, com CarneTec
(Foto: Divulgação Site / MAPA) O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) acredita que a inclusão de seis novos países no bloco BRICS a partir de 2024 representa uma oportunidade significativa para a indústria de carne bovina de Mato Grosso.
Embora não se espere um impacto imediato nas exportações de proteína bovina pelo estado, a expansão do grupo oferece um cenário favorável para fortalecer as relações comerciais e fomentar negociações futuras.
Os BRICS, atualmente formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, anunciou decisão de convidar mais seis nações para se integrarem ao bloco no fim de agosto. Estes países são a Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã.
No período de janeiro a julho deste ano, Mato Grosso exportou 187,82 mil toneladas de carne bovina para os países membros dos BRICS, gerando uma receita de US$ 710,03 milhões. Considerando as nações incluídas a partir do próximo ano, o volume exportado alcançou 230,33 mil toneladas, correspondendo a 70,45% das exportações totais de carne bovina do estado.
Essa ampliação do bloco BRICS abre oportunidades para Mato Grosso expandir sua presença no mercado internacional de carne bovina e estabelecer parcerias comerciais mais robustas com os novos países membros. O estado se encontra em uma posição estratégica para aproveitar essas perspectivas promissoras e fortalecer ainda mais sua posição como um importante player na indústria de carne bovina a nível global.