O Brasil deu um passo importante rumo à entrada da carne bovina no mercado turco, um dos poucos grandes destinos globais ainda fechados ao produto nacional. Em missão oficial a Ancara, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), liderado pelo secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Julio Ramos, buscou reforçar a qualidade e a sanidade da produção brasileira, além de destacar o cumprimento das exigências do sistema halal.
A delegação brasileira também tratou de temas como a retirada das restrições à carne de aves do Rio Grande do Sul, ligadas à doença de Newcastle, e abordou outros produtos agropecuários. A Turquia, já o sétimo maior destino das exportações agrícolas brasileiras, comercializou cerca de R$ 2,6 bilhões com o Brasil apenas nos primeiros nove meses de 2024. Segundo o secretário Julio Ramos, o objetivo é não apenas abrir mercados, mas consolidá-los, gerando impactos positivos para o PIB e a renda nacional.
Além das reuniões estratégicas, o Brasil prevê intensificar o diálogo com a abertura de um posto de adidância agrícola em Ancara até o final do ano. A medida deve fortalecer a parceria entre os países, ampliando os fluxos comerciais e colocando a carne bovina brasileira ainda mais perto de conquistar uma das últimas grandes fronteiras do mercado global.