Consumo de carne suína atinge recorde no Brasil em 2022, afirma ABCS

Associação Brasileira dos Criadores de Suínos revela aumento significativo no consumo per capita da proteína no país

- Da Redação, com CarneTec
05/09/2023 07h41 - Atualizado em 05/09/2023 às 07h41
Consumo de carne suína atinge recorde no Brasil em 2022, afirma ABCS
(Foto: Divulgação Governo Federal)
O consumo per capita de carne suína em 2022 alcançou marca de 20,5 kg por habitante no Brasil, um novo recorde para o país de acordo com dados divulgados nesta segunda (04) pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que utilizou informações atualizadas do censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O consumo de carne suína no ano passado representou um incremento de 2 milhões de toneladas de carcaças suínas e gerou um valor bruto que ultrapassou os R$ 20 bilhões nos últimos 12 anos.

Em 2010, o consumo per capita de carne suína era de 13,7 kg, correspondendo a pouco mais de 18% do consumo total de proteína animal no país naquele período. No entanto, em 2022, a carne suína já representava mais de 22% do consumo total de proteína animal.

Para calcular o consumo per capita, a ABCS considerou a subtração do volume de exportações da produção doméstica de carne suína e dividiu o resultado pelo total da população brasileira.

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, enfatizou que a marca de 20 kg per capita de consumo de carne suína não é apenas um dado estatístico, mas sim um reflexo de uma trajetória de progresso que vai além dos números. Ele destacou o papel da cadeia de suínos e da ABCS, que trabalharam juntas por mais de uma década em ações integradas para promover mudanças nos hábitos alimentares, envolvendo profissionais de saúde, chefs de cozinha e as maiores redes de varejo do país.

Além disso, os cálculos da ABCS também revelaram que o consumo per capita de carne bovina em 2022 registrou redução de 5,7% em relação a 2010, totalizando 29,9 kg por habitante, enquanto o consumo de carne de frango chegou a 41,6 kg por habitante, representando um aumento de 37,2% no mesmo período.

Tags »
Notícias Relacionadas »