25/08/2023 às 11h20min - Atualizada em 25/08/2023 às 11h20min

​China quer reduzir lista de frigoríficos do Brasil a serem habilitados para exportação

Ministério da Agricultura busca atender solicitação e expandir vendas de carnes brasileiras ao país asiático

Foto: Freepik
O governo chinês solicitou ao Brasil a redução da lista de frigoríficos candidatos à autorização para exportar carnes ao país asiático, visando facilitar o processo de habilitação. O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, revelou nesta quinta-feira (24) que foi apresentada uma lista inicial com 62 plantas brasileiras prontas para serem habilitadas, além de uma segunda lista com outras 15 unidades. No entanto, a China pediu que a lista fosse reduzida, por considerá-la muito extensa.

Durante sua participação na sessão plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), transmitida online, Fávaro destacou que as plantas listadas foram selecionadas levando em consideração a aptidão e capacidade dos frigoríficos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura brasileiro. A intenção é entrar em contato com as entidades representativas do setor para ajustar a lista conforme a solicitação da China.

A retomada das compras de carne bovina brasileira pela China ocorreu em março, após uma suspensão temporária devido ao caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) identificado em um animal no Pará, em fevereiro. Desde então, quatro novas plantas frigoríficas foram habilitadas a exportar para o país asiático, incluindo duas que estavam com as vendas suspensas por pelo menos três anos. 

Com o objetivo de impulsionar o comércio bilateral de carnes, o Ministério da Agricultura brasileiro busca atender à solicitação da China, reduzindo a lista de frigoríficos apresentada e possibilitando a habilitação de novas plantas ainda neste ano. A medida visa fortalecer as relações comerciais entre o Brasil e o país asiático, ampliando as oportunidades de exportação no setor de carne bovina brasileira.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.