21/08/2023 às 10h34min - Atualizada em 21/08/2023 às 10h34min

Cepea: preços da soja sobem no Brasil e milho busca equilíbrio após pressão de baixa

Dólar valorizado e demanda externa influenciam os preços da soja, enquanto colheita de milho e exportações ditam o ritmo das cotações do cereal

- Da Redação, com Cepea
(Foto:divulgação)
A última semana trouxe oscilações significativas nos preços dos principais grãos agrícolas no Brasil, refletindo uma combinação de fatores econômicos e de mercado.

A soja, um dos pilares da economia agrária brasileira, experimentou uma ascensão nos preços. Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) nesta segunda-feira (21), essa alta se justifica pela valorização do dólar em relação ao real, expectativas de aumento na demanda internacional pela soja brasileira e uma postura mais cautelosa por parte dos produtores nacionais.

No âmbito do farelo de soja, o cenário foi mais complexo. O levantamento do Cepea revela movimentos díspares entre as regiões. Enquanto alguns compradores optaram por garantir suprimentos de médio prazo, outros intensificaram suas aquisições de forma imediata. Essa divergência reflete a dinâmica de abastecimento de diferentes consumidores e suas estratégias de negociação.

Por outro lado, o óleo de soja viu seus preços recuarem. A queda é atribuída à diminuição das compras por parte dos consumidores, que haviam adquirido grandes volumes no início de agosto. A pausa nas aquisições pressionou os valores para baixo.

Milho
A colheita da segunda safra do cereal está em bom ritmo nas principais regiões produtoras. No entanto, a tendência de queda nos preços do milho se estabilizou devido a um cenário complexo. Parte dos vendedores optou por se retrair, observando um aumento nas exportações brasileiras de milho e a valorização do dólar.

Por outro lado, muitos consumidores estão adotando uma postura mais cautelosa, aguardando possíveis novas quedas nos preços. Esses compradores baseiam suas escolhas em previsões de safra recorde, dificuldades de armazenamento e a proximidade do vencimento de dívidas relacionadas aos custeios agrícolas.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.