21/08/2023 às 09h54min - Atualizada em 21/08/2023 às 09h54min

Brasil registra 84 focos de gripe aviária, sem casos em aves comerciais

Japão suspendeu proibição de compra de carne de frango e subprodutos produzidos em Santa Catarina

- Da Redação, com CarneTec
(Foto:divulgação)
O Brasil possui atualmente 84 focos de influenza aviária de alta patogenicidade, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os casos mais recentes foram confirmados na última sexta-feira (18) em aves silvestres nas cidades de Caraguatatuba e São Vicente, em São Paulo, e em duas aves em Paranaguá, no Paraná. Nenhum dos focos foi identificado em animais do setor produtivo.

Dos casos confirmados até o momento, 82 ocorreram em aves silvestres e dois em aves domésticas de subsistência. Ainda há quatro casos suspeitos em investigação. Desde a primeira aparição da doença confirmada em 15 de maio, foram realizadas 1.731 investigações de suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, sendo que 425 delas contaram com coleta de amostras.

O estado com o maior número de focos é o Espírito Santo, com 28 casos em aves silvestres e um em ave de subsistência. Em seguida, estão Rio de Janeiro (16 casos em aves silvestres), São Paulo (13 casos), Paraná (12 casos), Santa Catarina (oito casos em aves silvestres e um em ave de subsistência), Bahia (quatro casos) e Rio Grande do Sul (um caso).

É importante ressaltar que o Brasil continua sendo considerado livre de influenza aviária de alta patogenicidade de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), uma vez que não há registro da doença em aves do setor produtivo.

Na última sexta-feira (18), o Japão suspendeu temporariamente a proibição de compra de carne de frango e subprodutos produzidos em Santa Catarina, um mês após o estado ter confirmado um foco de gripe aviária em uma ave doméstica em Maracajá.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.