10/08/2023 às 10h41min - Atualizada em 10/08/2023 às 10h41min
Preços do bezerro registram quedas contínuas, influenciados por avanços tecnológicos
Indicador do bezerro ESALQ/BM&FBovespa recua 8% entre agosto/22 e agosto/23
- Da Redação, com Cepea
(Foto:pixabay) Os preços do bezerro no mercado agropecuário apresentam tendência de queda constante desde meados de 2021. Em um recorte entre agosto de 2022 e agosto de 2023, o Indicador do bezerro ESALQ/BM&FBovespa, que representa animais da raça nelore com idade entre 8 e 12 meses no estado de Mato Grosso do Sul, registrou uma retração de 8%.
De acordo com análise de especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quinta-feira (10), a pressão sobre os preços do bezerro é principalmente resultado de um aumento na oferta. Esta elevação é fruto de avanços significativos no uso de tecnologias voltadas para a produção pecuária, como melhorias genéticas e técnicas de inseminação estabelecidas especialmente entre os anos de 2020 e 2022, período em que houve incremento notável na produtividade do setor.
Os avanços tecnológicos incentivaram produtores a investirem mais no segmento, visto que os valores da arroba bovina atingiram patamares elevados e a demanda internacional pela carne brasileira se manteve aquecida. Com isso, houve elevação nos investimentos em busca de maior produção e rentabilidade.
Além disso, observou-se uma maior retenção de matrizes – vacas adultas e novilhas – entre os anos de 2020 e 2021. Esse movimento visava, justamente, a recuperação da produção do setor, aumentando a disponibilidade de animais para abate e, consequentemente, afetando a oferta e a demanda no mercado de bezerros.