08/08/2023 às 10h43min - Atualizada em 08/08/2023 às 10h43min

Mercado do trigo apresenta queda de valores no mercado interno e externo

Colheita nos Estados Unidos, exportações russas e alta disponibilidade influenciam tendência de baixa

- Da Redação, com Cepea
(Foto:divulgação)
Os preços do trigo têm sofrido uma trajetória descendente tanto nos mercados internos quanto externos. Segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgada nesta terça (08), uma série de fatores tem contribuído para o panorama de quedas.

No cenário internacional, apesar de uma breve recuperação observada na sexta-feira (04), consequência dos recentes conflitos entre Rússia e Ucrânia, a tendência de baixa se mantém. Esse movimento pode ser atribuído ao progresso significativo da colheita nos Estados Unidos, às chuvas nas regiões produtoras norte-americanas e ao substancial volume de trigo exportado pela Rússia.

No mercado brasileiro, a elevada disponibilidade do grão no país tem contribuído para o panorama de quedas. Adicionalmente, a compra pontual por parte dos moinhos e as expectativas positivas em relação à safra atual têm desempenhado um papel na formação dos preços locais.

É relevante destacar o estágio avançado da semeadura no Brasil. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até o dia 29 de julho, 99,7% das lavouras de trigo do país já haviam sido semeadas. A atividade de semeadura está próxima da conclusão em todo o país, com exceção de Santa Catarina, onde a conclusão atingiu 93%.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.