01/08/2023 às 11h16min - Atualizada em 01/08/2023 às 11h16min

Arábia Saudita abre mercado para exportação de caprinos brasileiros

Medida foi divulgada após reunião entre ministro Carlos Fávaro e representantes do governo saudita

- Da Redação, com Mapa
(Foto:Freepik)
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, nesta segunda-feira (31), que a Arábia Saudita liberou a habilitação para a exportação de caprinos do Brasil para o país. Com essa medida, estabelecimentos interessados em comercializar carne de bode e de cabra para a Arábia Saudita poderão buscar a habilitação junto ao ministério.

A conquista desse novo mercado ocorreu após reunião entre o ministro brasileiro Carlos Fávaro e representantes do Ministério de Meio Ambiente, Águas e Agricultura (MEWA) da Arábia Saudita. 

A abertura representa uma oportunidade significativa para o Brasil, que é o 21º maior produtor de caprinos no mundo, com um rebanho de cerca de 11,3 milhões de cabeças, principalmente concentrado na região Nordeste do país, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019.

Além da liberação para a exportação de caprinos, também foi decidido que Brasil e Arábia Saudita formarão um grupo de trabalho para desenvolver um programa de produção sustentável de alimentos, sob a coordenação do Mapa. Esse programa tem como objetivo converter pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis, visando a produção de alimentos de forma mais eficiente e ambientalmente responsável.

Outro ponto discutido durante as tratativas entre os dois países foi a regionalização do protocolo de influenza aviária de alta patogenicidade. Essa medida permitirá uma resposta mais rápida e eficiente em caso de detecção de focos da doença em granjas comerciais, garantindo a segurança e a sanidade das aves e produtos avícolas exportados.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.