31/07/2023 às 08h33min - Atualizada em 31/07/2023 às 08h33min
Japão regionaliza suspensão de compras de carne de frango do Brasil
Suspensão será limitada a municípios com focos de influenza aviária de alta patogenicidade
- Da Redação, com CarneTec
Foto: Divulgação De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na sexta-feira (28), o Japão concordou em limitar a suspensão das importações de carne de frango do Brasil apenas aos municípios brasileiros onde forem registrados focos de influenza aviária de alta patogenicidade. Anteriormente, o Japão suspendia as compras de todo o estado brasileiro afetado, mas agora irá regionalizar o seu protocolo de ação em casos da doença.
Os estados afetados pela suspensão de compras de produtos avícolas do Brasil foram o Espírito Santo e Santa Catarina, após terem sido identificados focos de gripe aviária em aves domésticas de subsistência nestas regiões. No entanto, o Brasil continua livre de gripe aviária segundo o protocolo da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), já que nunca identificou foco da doença em aves do setor produtivo.
No caso específico de Santa Catarina, o foco de gripe aviária em ave doméstica (de subsistência) no município de Maracajá já foi encerrado. O protocolo japonês exige esperar 28 dias para que seja enviado um relatório para análise sanitária daquele país, a fim de que as exportações possam ser retomadas.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, e o Japão comprou uma quantidade significativa de carne de frango brasileira no primeiro semestre do ano. Com a regionalização do protocolo japonês, a expectativa é que as demais localidades de Santa Catarina possam ter a restrição levantada, mantendo o mercado aberto para a maior parte das exportações de carne de frango do Brasil para o Japão.