26/07/2023 às 08h57min - Atualizada em 26/07/2023 às 08h57min
Gripe aviária: Brasil tem seis estados em emergência zoossanitária
País registra 68 casos da doença; dois casos em aves domésticas
- Da Redação, com CarneTec
(Foto:divulgação) O Brasil registrou 68 focos de influenza aviária de alta patogenicidade até a noite de terça-feira (25), sendo 66 em aves silvestres e 2 em aves domésticas. Não foram confirmados casos em aves comerciais do setor produtivo. Sete investigações adicionais estavam em andamento na mesma data.
Devido à gravidade da situação, ao menos seis estados brasileiros já decretaram emergência zoossanitária até terça-feira (25): Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Tocantins e Sergipe.
O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o país em 22 de maio, após o primeiro caso de gripe aviária em ave silvestre, ter sido identificado no Espírito Santo. A medida tem como objetivo reforçar o alerta nas localidades onde não há foco da doença.
O estado com o maior número de focos é o Espírito Santo, com 28 casos em aves silvestres e um em ave de subsistência, seguido por Rio de Janeiro (15 em aves silvestres), São Paulo (9), Paraná (7), Bahia (4), Santa Catarina (2 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência) e Rio Grande do Sul (1).
O Japão suspendeu as compras de carne de frango produzidas no Espírito Santo e em Santa Catarina, após a confirmação dos focos de gripe aviária em aves domésticas de subsistência nesses estados.
O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, está em missão oficial na Ásia, para discutir medidas de segurança sanitária na produção brasileira e se reunirá com representantes do Governo Japonês durante sua visita.