24/07/2023 às 09h35min - Atualizada em 24/07/2023 às 09h35min

Exportações de milho batem recorde em junho de 2023

O Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), atribui esse crescimento no volume exportado aos prêmios de exportação

- Da Redação, com Conab
(Foto:divulgação)
As exportações brasileiras de milho alcançaram um marco histórico em junho de 2023, atingindo a marca de 1,03 milhões de toneladas. Esse número superou tanto o volume exportado em maio do mesmo ano, que foi de 0, 38 milhões de toneladas, quanto o registrado no mesmo período do ano anterior, que totalizou 0,99 milhões de toneladas. Essa expansão nas exportações, foi resultado de negociações antecipadas.

O Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado recentemente, atribui esse crescimento no volume exportado, aos prêmios de exportação que estão em rápida ascensão no mercado brasileiro. Esses prêmios devem continuar em alta até o final do ano, devido ao atraso na colheita sul-americana e às chuvas recentes. Esse cenário tem impactado principalmente a colheita da segunda safra do milho no Paraguai, que está com o atraso mais significativo em onze anos.

Além disso, o boletim também aborda os preços dos fretes, destacando que houve uma ligeira alta em quase todas as praças e destinos, devido ao aquecimento da demanda por frete, com o avanço da colheita do milho se consolidando. No entanto, o mercado de frete de grãos com destino à exportação e mercado interno no Mato Grosso do Sul, ficou concentrado no escoamento da soja, uma vez que a colheita do milho segunda safra, ainda não atingiu volumes significativos nesta fase.

Outro ponto relevante é o investimento no novo corredor de importação de fertilizantes no Porto do Itaqui, em São Luís/MA. Com um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões, o projeto possui capacidade para movimentar até 1,5 milhões de toneladas por ano do insumo, visando atender à crescente demanda por fertilizantes na região do Arco Norte do país. 

A empresa Mosaic Fertilizantes, também prevê investir em uma unidade de mistura, armazenagem e distribuição no Terminal Integrador de Palmeirante - TIPA, com o objetivo de criar um Polo Industrial no terminal, abrangendo uma área de aproximadamente 230 hectares. Essas iniciativas são fundamentais para impulsionar a logística e o escoamento de importantes produtos agrícolas no Brasil.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.